"Entendem-se
por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a
coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e
competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do
povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."
2
“A
Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da
prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter
social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando
potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de
prática social e de ética ambiental.”
Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Art.
2°.
3
“A
educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidade
educativa tem a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de
relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas
derivados de ditas relações e suas causas profundas. Ela desenvolve, mediante
uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que
promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade,
tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as
habilidades e atitudes necessárias para dita transformação.”
Conferência
Sub-regional de Educação Ambiental para a Educação Secundária – Chosica/Peru
(1976)
4
“A
educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de
conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as
atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os
seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. A educação ambiental
também está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética que
conduzem para a melhora da qualidade de vida”
Conferência
Intergovernamental de Tbilisi (1977)
5
“A
Educação Ambiental deve proporcionar as condições para o desenvolvimento das
capacidades necessárias; para que grupos sociais, em diferentes contextos
socioambientais do país, intervenham, de modo qualificado tanto na gestão do uso
dos recursos ambientais quanto na concepção e aplicação de decisões que afetam a
qualidade do ambiente, seja físico-natural ou construído, ou seja, educação
ambiental como instrumento de participação e controle social na gestão ambiental
pública.”
QUINTAS,
J. S., Salto para o Futuro, 2008
6
“A
Educação Ambiental nasce como um processo educativo que conduz a um saber
ambiental materializado nos valore séticos e nas regras políticas de convívio
social e de mercado, que implica a questão distributiva entre benefícios e
prejuízos da apropriação e do uso da natureza. Ela deve, portanto, ser
direcionada para a cidadania ativa considerando seu sentido de pertencimento e
co-responsabilidade que, por meio da ação coletiva e organizada, busca a
compreensão e a superação das causas estruturais e conjunturais dos problemas
ambientais.”
SORRENTINO
et all, Educação ambiental como política pública,
2005
7
“A
Educação Ambiental, apoiada em uma teoria crítica que exponha com vigor as
contradições que estão na raiz do modo de produção capitalista, deve incentivar
a participação social na forma de uma ação política. Como tal, ela deve ser
aberta ao diálogo e ao embate, visando à explicitação das contradições
teórico-práticas subjacentes a projetos societários que estão permanentemente em
disputa.”
TREIN,
E., Salto para o Futuro, 2008
8
“A
EA deve se configurar como uma luta política, compreendida em seu nível mais
poderoso de transformação: aquela que se revela em uma disputa de posições e
proposições sobre o destino das sociedades, dos territórios e das
desterritorializações; que acredita que mais do que conhecimento
técnico-científico, o saber popular igualmente consegue proporcionar caminhos de
participação para a sustentabilidade através da transição democrática”.
SATO,
M. et all, Insurgência do grupo-pesquisador na educação ambiental sociopoiética,
2005
9
“Um
processo educativo eminentemente político, que visa ao desenvolvimento nos
educandos de uma consciência crítica acerca das instituições, atores e fatores
sociais geradores de riscos e respectivos conflitos socioambientais. Busca uma
estratégia pedagógica do enfrentamento de tais conflitos a partir de meios
coletivos de exercício da cidadania, pautados na criação de demandas por
políticas públicas participativas conforme requer a gestão ambiental
democrática.”
LAYRARGUES;
P.P. Crise ambiental e suas implicações na educação,
2002.
10
"Processo
em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão
ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo
para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento
das questões ambientais e sociais. Desenvolve-se num contexto de complexidade,
procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação
social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e
política."
MOUSINHO, P.
Glossário. In: Trigueiro, A. (Coord.) Meio ambiente no século 21.Rio de Janeiro:
Sextante. 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário