segunda-feira, 10 de novembro de 2014

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

ÍNDICE              VÍDEOS                   INSCRIÇÕES
cursos 24 horas

O Novo Acordo Ortográfico está em vigor no Brasil desde 1º de janeiro de 2009, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi proposto inicialmente em 1990, quando foi assinado em Lisboa (Portugal) e só aprovado em 1995, mas entrou em vigor 14 anos depois, em 2009 porque aguardava a ratificação de Portugal, o que ocorreu em 2008.
Por mais que agrafia passe a ser padrinzada, a pronúncia e o vocabulário permanece sem mudanças.  Foi determinado prazo até 2013 para que os pbrasileiros absorvessem todas as mudanças que, enfim, tornariam-se normas obrigatórias a partir deste ano. Mas este prazo foi estendido pelo governo brasileiro até 2016.


Principais mudanças do Novo Acordo Ortográfico

TREMA
O trema deixou de existir em todas as palavras da língua portuguesa, se antes você escrevia conseqüência,cinqüenta, freqüência, agora passe a escrever sem o trema - aquele dois pontos em cima do u-

ACENTUAÇÃO
1.Ditongos de palavras paroxítonas - ei e -oi
Deixaram de existir os acentos nos ditongos - o encontro de duas vogais pronunciadas em uma só sílaba, como por exemplo ideia (EI é um ditongo) - abertos de palavras paroxítonas (que possuem acentuação na penúltima sílaba) como: moreia, europeia, paranoia, centopeia e onomatopeia, joia, estreia.

2. Hiato

Deixaram de existir os acentos circunflexos nos hiatos - uma repetição de vogais que pertencem a sílabas diferentes, como por exemplo enjoo (as sílabas da palavra são en/jo/o) - nos seguinte casos:
Exemplos:
oo - entoo, perdoo e abençoo
ee - creem, releem e preveem

Antes: Vôo - Enjôo - Vêem - Lêem
Agora: Voo - Enjoo - Veem - Leem

3. A letra U e I tônico

A letra U e I tonca deixa de ser acentuada nas sílabas que, qui, gue e gui de verbos como apaziguar, averiguar e obliquar. Também perdem os acentos as palavras paroxítonas que têm a letra I ou U tônicos precedidos por ditongos, como a palavra feiura, baiuca, cheiinho.

Antes: Feiúra - Baiúca - Cheiínha
Agora: Feirura - Baiuca - Cheiinha

4. Acento diferencial

Os acentos diferenciais, que são usados para distinguir duas palavras iguais com significados diferentes, como por exemplo pára (do verbo parar) e para (preposição) deixa de existir nos seguintes casos:

Para (verbo)
Pelo (substantivo) - que se diferencia da preposição pelo

Antes: Pára - Pêlo - Pólo - Pêra

Depois Para - Pelo - Polo - Pera

*Exceção
Como toda regra há exceção, o acento diferencia permanece:

* Pôde (do verbo poder no passado), que mantém o acento para se distinguir de pode, o uso do verbo no presente;
* Pôr (verbo), que mantém o acento para se diferenciar da preposição por.

5. ALFABETO
O alfabeto brasileiro ganha mais três letras, passando de 23 para 26 letras no total. Foram incluídos o K, o W e o Y.

A inclusão das novas letras não é totalmente uma novidade para o brasileiro. Elas já eram usadas em algumas situações, como siglas ou palavras originárias de outras línguas:
Exemplos:
km (abreviação de quilômetro), w (abreviação de watts), kg (abreviação de quilograma), kung fu, Washington, Kaiser e Franklyn.

6. HÍFEN
De todas as mudanças na nova ortografia, as mais complexas e onde todos estão tendo mais dificuldades é onde o hífen deixou ou não de ser usado.

Veja nos links abaixo as novas regras do uso do hífen na nova ortografia:
Uso do hífen na nova ortografia
Hifen: Quando usar e não usar, parte II
Hifen: Quando usar e não usar, parte III: Uso do hífen com compostos
Quando achamos que já aprendemos um pouco, ai vem um novo acordo ortográfico e muda muitas regras, a dificuldade maior do aprendizado da língua portuguesa é a maneira que é ensinada, pois aprendemos de forma errada, modo arcaico, assim tornado o aprendizado bem lento e complicado, mas conheço uma forma de aprender português de forma prática e eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário