sexta-feira, 9 de setembro de 2016

APR – ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS



Trata-se de uma análise prévia dos riscos existentes em um determinado ambiente de trabalho através de um estudo minucioso de cada etapa de trabalho, os riscos envolvidos, medidas de controle, medidas administrativas e equipamento de proteção de acordo com a atividade.

OBJETIVOS DA APR

  • Identificar os riscos;
  • Orientar os trabalhadores sobre os riscos envolvidos em suas atividades;
  • Estabelece medidas de controle aos riscos existentes;
  • Estudar sobre os EPIs necessários para cada atividade;
  • Melhorar a produtividade;
  • Prevenção dos acidentes.


A APR deve ser realizado antes da execução de qualquer atividade através de uma avaliação qualitativa do ambiente de trabalho, devendo passar por constantes aperfeiçoamentos, visando assegurar que os riscos sejam identificados, tratados.
Para descobrir os riscos podemos usar como base o PPRA, Check lists, ou outros formulários elaborados para tal.

A APR é de responsabilidade:

Qualquer profissional pode emitir desde que tenha conhecimento sobre os riscos  e sobre segurança do trabalho, pois não tem impedimento legal. mas geralmente é feito pelo SESMT. A APR deve ser documentada colhendo a assinatura de todos os envolvidos na atividade.





Campos que não que não podem faltar na APR:

  • Responsáveis: Responsáveis pela aplicação da APR.
  • Data: Deve ser a data de aplicação da APR.
  • Nome da empresa:
  • Tarefa a ser executada:
  • Riscos do trabalho: Devem ser listado com riqueza de detalhes, afinal a APR (Análise Preliminar de Risco) existe justamente para listar os riscos e a partir dos riscos começamos a processo de neutralização, eliminação ou atenuação.
  • EPI’s: Descrição dos EPI’s de uso obrigatório durante a realização dos trabalhos.
  • Equipamentos usados durante o trabalho: Cada equipamento gera um risco específico, e por menor que pareça, merece atenção e deve ser listado. Quanto mais detalhes, mais eficiente será a APR.
  • Normas de segurança a serem observadas: É importante relatar, tanto para ciência do funcionário quanto para efeito de documentação.
  • Etapas de trabalho: Cada etapa te seu risco específico e deve ser observado e listado.


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