Conhecer fatos de nossa história em
diversos segmentos nos faz entender a nossa realidade. Os modo de produções vêm nos dar uma idéia de como funcionavam a sociedade, que sucedeu o
que chamavam de povo nômade e como se deu a evolução até os dias de hoje.
1 MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO
- No modo de produção asiático, a principal característica é que a sociedade eram hidráulicas, ou seja, necessitavam dos recursos hídricos para sobreviverem, principalmente na região da Mesopotânea onde se encontravam o rio Tigre, rio Nilo, rio Eufrates, rio Jordão.
- Eram uma sociedade estamental, não havia mobilidade, se a pessoa nascia em um estamento, classe social, permanecia nele e jamais passaria para uma classe superior ou inferior.
- O nome de produção asiática se dá devido justamente foi bem característico em civilizações originárias deste continente, como as surgidas no Crescente Fértil e em geral em todo o antigo Oriente Médio, embora também se desenvolvesse na Índia, na China, no Egito, nas grandes civilizações da África e da América pré-colombiana que se desenvolveram na Mesoamérica ou nos Andes.
- Este modelo de produção também denominada de modelo de servidão, uma espécie de aluguel pelo uso das terras, onde de um lado a classe dos reis e imperadores como exploradores e de outro os agricultores como explorados com a teoria de que estavam servindo ao estado.
- Esses imperadores ou reis eram considerados como verdadeiros deuses e tinham o poder de controlar a produção de alimentos sem levar em conta o povo. Em época de entre safra era comum usarem mão de obra como escravos, em obras públicas em especial obras de irrigação e ou monumentos.
- Era uma sociedade de tinham devoção por vários deuses e que muitos deste eram antropomórfica, ou seja, tinha parte homem, parte animal.
- Fatores que determinaram o fim do modo de produção asiático:
- A propriedade das terras pelos pobres;
- A rebelião dos escravos.
- O alto custo de manutenção dos setores improdutivos.
2 MODO DE PRODUÇÃO ESCRAVISTA
- O modo escravismo procede o modo de produção Asiático, e cuja a principal característica era o uso da mão de obra escrava que se dava na Grécia, Egito e Roma, sendo dominada por uma parte da sociedade, proprietário de terras e escravos. No início o serviço escravo era limitado aos prisioneiros de gurra, mas com o tempo expandiu ao devedores. Os escravos eram tido como mercadoria, objeto de troca, instrumento de trabalho.
- Os escravos começar ao raiar do dia e só paravam ao escurecer.
- O escravismo mesmo com suas injustiças, impulsionou o crescimento do comércio, consequentemente surgiu uma classe social intermediária formada por grandes comerciantes, artesãos, usuários.
- Esse trabalho escravo foi responsável também por grandes construções com exemplos podemos citar as pirâmides templos e palácios da Grécia, usando os trabalhos braçais.
- O comércio de escravos estava em alta e o tráfico de escravos era bastante comum, vinham em porões de vavios e muito morriam na viagem.
- No Brasil, com a chegada dos primeiros colonizadores em 1935, chegou também o modo escravista que foi abolida em 13 de maio de 1888.
- No início a mão de obra mais usada foi a dos índios, mas com a agricultura os índios não suportavam. Por volta de 1550, os escravos africanos começaram a chegar de navios, em porões.
- Eram vendidos pelos comerciantes de escravos.
- Trabalhavam longas jornadas de trabalho.
- A cultura do açúcar estava em alta e necessitava de mão de obra.
- Viviam em lugarem pouco iluminados e ventilados.
- Quando tentavam fugir, eram chicoteados como castigo.
- Não tinham nenhum direito
- Trouxeram uma grande bagarem de cultura para o Brasil.
- Hoje, 127 após a abolição da escravidão, ainda existe pessoas vivendo em condições desumanas.
3 MODO DE PRODUÇÃO FEUDAL
- Teve início nos séculos V com as invasões Bárbaras sobre o Império Romano do Ocidente.
- O feudalismo foi um modo de organização social e político que surgiu na Europa após a queda do Império Romano do Ocidente, num período complicado para os europeus. Ele permaneceu durante toda a Idade Média (século X ao século XV da história).
- Poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais),
- Economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos.
- A igreja, além de possuir uma grande quantidade de feudos e consequentemente de ser a maior proprietária de terras, difundindo assim os valores culturais e religiosos na idade média.
- Os servos recebiam a terra para cultivar, mas não eram dono delas. Trabalhavam para os senhores feudais onde pagavam pelo uso da terra e também para eles próprios.
- A sociedade era dividida em três grupos sociais: o clero, a nobreza e os servos.
- Todos os poderes (jurídico, econômico e político) concentravam-se nas mãos dos senhores feudais. A população era estática e hierarquizada.
- Apenas os filhos dos nobres tinham direito à educação.
4 MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA
- Chamamos de capitalismo o sistema socioeconômico em que os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, dinheiro, etc.)
- Principal o objetivo é o lucro e o acúmulo de capital.
- Os proprietários dos meios de produção, uma minoria da sociedade, os burgueses ou capitalistas;
- Os não-proprietários dos meios de produção – a maioria da sociedade, são os proletários ou trabalhadores, que vivem dos salários recebidos por seu trabalho.
- Já no século XV, o comércio era a principal atividade econômica na Europa. Assim, nesse período, o capitalismo (mercantil ou comercial) estruturava-se definitivamente a partir da necessidade e do interesse dos países europeus ou algumas cidades européias em aumentar seu mercado para além dos limites nacionais e continentais.
- O capitalismo se formou a partir da decadência do feudalismo; a servidão da gleba (obrigações feudais dos servos) foi substituída pelo trabalho assalariado, e a primazia dos senhores feudais coube então à burguesia mercantil e ao rei.
- As inovações técnicas (maquino- faturas) aliadas às riquezas provenientes das áreas colonizadas acabaram por promover um acúmulo de capital e uma crescente expansão da economia.
- Nesse sistema os trabalhadores não dispõem de instrumentos ou meios de produção para garantir sua sobrevivência. Por isso, são obrigados a vender a sua força de trabalho em troca de um salário.
- O comércio sofreu uma impressionante expansão, e o dinheiro se tornou a base das trocas nacionais e internacionais.
- O capitalista tem o controle das propriedades e do capital e, conseqüentemente, domina o processo de produção.
5 MODO DE PRODUÇÃO SOCIALISTA
- Devido a não concordância do modo de produção capitalista, surge o socialismo com a implantação de um modelo de sociedade mais justa;
- A implantação do socialismo ocorreu somente no século XX, mais precisamente em 1917, quando o governo monarquista foi derrubado pela revolução russa, dando origem à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
- Toda estrutura produtiva, como empresas comerciais, indústrias, terras agrícolas, dentre outras, são de propriedade da sociedade e gerenciados pelo Estado. Toda riqueza gerada pelos processos produtivos é igualmente dividida entre todos.
- O Estado realiza o controle de todos os segmentos da economia e é responsável por regular a produção e o estoque, o valor do salário, controle dos preços e etc.
- O próprio mercado controla a economia. Dessa forma, não há concorrência e variação dos preços.
CONCLUSÃO
Podemos dizer que os modos de produção na atualidade foram uma evolução
dos modos de produção no decorrer de nossa história onde segundo Karl Marx as
sociedades que teriam que evoluir a partir de uma forma tribal, semi-nômade,
para formas de organizações sociais mais estabelecidas a partir da necessidade
de formação de grandes frentes de trabalhos públicos relativos especialmente à
formação de processos produtivos comuns.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
História
da África – disponível em www.suapesquisa.com,
acesso em: 09/04/2015, às 00:14h
História Geral
- MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO - YouTube, disponível em: www.youtube.com
e em https://www.youtube.com/watch?v=dRWmoV9AHKU
acesso em: 06/04/2015 às 23:45h.
INFO
ESCOLA Disponível em: http://www.infoescola.com/economia/modo-de-producao-asiatico/,
acesso em: 07/04/2015 às 23:06h.
UNICAMP,
Disponível em: http://www.unicamp.br/cemarx/anais_v_coloquio_arquivos/arquivos/comunicacoes/gt1/sessao3/Jair_Antunes.pdf,
acesso em: 05/04/2015 às 01:23h
Nenhum comentário:
Postar um comentário