INFORMAÇÕES - ARQUIVOS PARA PESQUISA SOBRE MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO - FOTOS E VÍDEOS - TRABALHOS EM DESTAQUE - (compartilhe, envie seu comentário e torne-se um seguidor)
APRESENTAÇÃO
Para ficar claro, é necessário fazer distinções entre padrões e normas, já que normas da ABNT são constituídas de regras a serem seguidas, objetivando a qualidade em produções científicas, enquanto que nos padrões, são apresentados a título de recomendação modelos de formatações, tendo como base as próprias normas da ABNT, podendo ou não ser utilizada. Tendo em vista, facilitar o entendimento e a execução de trabalhos dentro dos padrões, segue este manual com todos os hítens de acordo com as normas da ABNT.
O formato de
apresentação do trabalho acadêmico foi alterado com a norma 14.724/2011,
permitindo a impressão frente e verso e com espaçamentos menores, contribuindo
assim com o meio ambiente.
1.1 PAPEL E FONTE
- Formato A4
(21,0 x 29,7 cm)
- Texto cor preta
- Ilustração
pode ser colorida
- Fonte tamanho
12 para o texto
- Fonte tamanho
10 para citação longa, nota de rodapé, legenda e paginação;
- Fontes (Times New Roman ou Arial
- Margens:
superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm, direita 2cm;
- Parágrafo com
recuo de 2cm;
- Citação longa
(+ 3 linhas) com recuo de 4 cm;
1.2 ESPAÇO E ENTRE LINHAS
- Espaço 1,5 -
todo o texto;
- Dois espaços
de 1,5 - separando cada título e subtítulos do texto que os precede e os que
sucedem;
- Espaço simples
para - citação longa, nota de rodapé, referências, legendas.
- Dois
espaço simples - entre uma referência e outra
1.3 PAGINAÇÃO
As folhas do
trabalho devem ser numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos. A
contagem será feita a partir da folha de rosto. A numeração, no entanto, deve
aparecer somente a partir da primeira folha textual (introdução) e sendo
consecutiva até o final do trabalho.
De acordo com
a NBR 14724 o número da página deve aparecer no canto superior direito da
folha, a 2cm da borda superior.
2 – ESTRUTURA
A estrutura de
um trabalho, de acordo com a
ABNT/NBR-14724,
compreende três elementos:
* Pré –
textuais,
* Textuais
* Pós textuais.
2.1 Elementos pré –
textuais
Capa, folha de
rosto, dedicatória (opcional),
agradecimentos
(opcional), epígrafe (opcional), resumo na língua vernácula (português),
sumário.
Elementos
textuais:
Introdução,
desenvolvimento, conclusão.
Elementos pós
textuais:
Referências
2.1.1 Capa (obrigatório)
Deve apresentar as seguintes informações:
• Nome da instituição - corpo de texto, tamanho 12 (Maiúscula).
• Nome do autor - corpo de texto, tamanho 14 (Maiúscula). 15
• Título – corpo de texto, tamanho 14 (Maiúscula); subtítulo (se houver) em
letras
minúsculas, com exceção da primeira letra de nomes próprios e outros
segundo as
regras da gramática - corpo de texto, tamanho 14.
• Local (cidade) e ano de defesa - corpo de texto, 12.
Para a confecção da capa recomenda-se a seguinte padronização:
2.1.2 Folha de rosto
2.1.2.1 Nome
do aluno
Centralizado, em
negrito,em letras maiúsculas, Times ou Arial 14, a 1 “enter” da margem superior
da página;
2.1.2.2 Título
e Subtítulo
Centralizado e
em negrito, grafado próximo ao meio da página. O título deve ser em letras
maiúsculas e o subtítulo em letras minúsculas com a inicial maiúsculas Times ou
Arial 14 ou maior;
.2.1.2.3 Natureza
Apresenta a
finalidade do trabalho. Deve ser grafado a 2 espaços duplos do título, Times ou
Arial 12 e sem destaque, recuada a partir do centro da página para a direita e
com espaçamento simples entre linhas.
Exemplo:
Trabalho
apresentado para avaliação interdisciplinar
do “ Projeto
Saúde Pública” do curso regular do ensino médio
da E. E. Celso
Machado.
Professores
Orientadores: (citar o nome dos dois padrinhos da turma)
2.1.3 Dedicatória (opcional)
Página onde o
autor presta homenagem a uma ou mais pessoas.
Formatação:
- Tipo de letras
Times ou Arial
- Tamanho de
letras 12
- Texto recuado
a direita e bem rente a parte inferior da folha
2.1.4 Agradecimento
(opcional)
Agradecimentos a
pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do trabalho.
O título “AGRADECIMENTOS”
deverá ser centralizadono alto da página, com letras em
caixa alta e negrito.
Formatação do
título:
- Tipo de letras
Times ou Arial
- Estilo de
letras Caixa alta, negrito
- Tamanho de
letras 12
- Alinhamento
Centralizado
Formatação do
texto:
- Tipo de letras
Times ou Arial
- Tamanho de
letras
12
- Espaçamento
1,5 cm
- Parágrafo 1,25
- Alinhamento
Justificado
2.1.5 Epígrafe (opcional) .
Pensamentos
retirados de um livro, uma música, um poema, normalmente relacionados ao tema
do trabalho.
Se desejar, a
epígrafe pode ser grafada em itálico.
Formatação:
- Tipo de letras
Times ou Arial
- Tamanho de
letras 10
- Espaçamento
Simples
- Alinhamento
Recuada a 4 cm
- As epígrafes
podem ser colocadas também nas folhas de abertura de cada seção primária.
2.1. 6 Resumo em português
Apresentação
concisa dos pontos relevantes do texto. Deve ressaltar o objetivo, o método,
resultados e conclusões do trabalho.
Deve-se utilizar
o verbo na voz ativa ou terceira pessoa do singular.
O título “RESUMO”
deverá ser centralizado no alto da página, com letras em caixa alta e
negrito.
Formatação do
título:
- Tipo de letras
Times ou Arial
- Estilo de
letras Caixa alta, negrito
- Tamanho de
letras 12
- Alinhamento
centralizado.
Formatação do
texto:
- Tipo de letras
Times ou Arial
- Tamanho de
letras 12
- Texto
Parágrafo único
- Extensão 150 a
500 palavras
- Espaçamento
1,5 cm
Ao final do
resumo deve-se elaborar PALAVRAS- CHAVE representativas do
conteúdo do trabalho, separadas entre si por um ponto.
2.1.7 Sumário (obrigratório) .
Sumário
(elemento obrigatório) (NBR 6027/2003)
Listagem das
seções textuais e pós-textuais que compõem o trabalho, e sua respectiva
localização (página).
Incluir no
sumário:
Elementos textuais: Introdução,
Desenvolvimento e Conclusão, Com numeração progressiva.
Elementos pós-textuais:Referências
(obrigatório), Apêndices (opcional), Anexos (opcional) e
Glossário(opcional), Sem numeração.
Todas as seções textuais são numeradas
(Introdução, Desenvolvimento
e Conclusão).
Os elementos
pós-textuais não são numerados (referências, apêndices, anexos e
glossário).
2.2 ELEMENTOS TEXTUAIS
Núcleo do
trabalho em que é exposta a matéria
resultante do processo de investigação,
os elementos
textuais são constituídos de três partes fundamentais:
introdução, desenvolvimento e conclusão (NBR 1427, 2005, p. 6),
intimamente relacionadas como partes
de uma estrutura
lógica e harmoniosa.
2.2.1 Introdução
Parte inicial do
texto, na qual devem constar a delimitação
do assunto tratado, a
problematização,
objetivos da pesquisa e outros elementos
necessários para situar o tema do trabalho (NBR 1424, 2005,
p. 6).
2.2.2 Desenvolvimento
.
Parte principal do texto que contém a
exposição ordenada e pormenorizada do
assunto.
Divide-se em seções e subseções que variam em função da abordagem do tema e do
método
(NBR 14724, 2005, p. 6).
2.2.3 Conclusão .
Parte final do texto, na qual se apresentam as conclusões
correspondentes aos objetivos
ou hipóteses. É opcional apresentar os desdobramentos
relativos à importância, síntese,
projeção, repercussão, encaminhamento e outros (NBR
14724, 2005, p.6).
2.3 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS.
2.3.1 Referências (obrigatório)
.
Referência é o “conjunto padronizado de elementos retirados de um documento,
que permite
sua identificação individual” (NBR 14724, 2005, p. 2). Elaborado conforme a NBR
6023,
consiste numa lista ordenada alfabeticamente das obras citadas no texto.
Considerando que são muitas as formas de organização das informações
indispensáveis para a identificação de documentos, as quais dependem
sobretudo da natureza da fonte de
publicação, seguem exemplos de alguns casos específicos:
3. Divisão de texto.
Os trabalhos acadêmicos são divididos em sua maioria por seções. A NBR 6024
estabelece
alguns requisitos de apresentação que caracterizam a divisão das seções. Estas
seções devem ser feitas de maneira clara e precisam expor numa
sequencia lógica, por ordem de
importância, o inter-relacionamento com o conteúdo, de modo a permitir a
localização
imediata de cada parte do texto.
Segundo a NBR 6024:.
a) os títulos das partes (seções) em que se divide o trabalho devem ser
precedidos de um
indicativo numérico segundo o sistema de numeração progressiva, sempre
alinhados à
esquerda, e começar sempre por um numero inteiro (ex.: 1);
b) devem-se utilizar números arábicos para enumeração das seções/subseções, bem
como o
ponto para divisão e consequente subordinação das seções (ex. 1.1);
c) o indicativo de seção precede o título, dele separado por um espaço de um
caractere;
d) não deve ser utilizado qualquer sinal (hífen, travessão ou ponto) entre o
indicativo
numérico da seção e o seu título.
e) não se usa ponto final em títulos e subtítulos;
f) a apresentação das seções e subseções (títulos e subtítulos) deve ser
diferenciada
tipograficamente utilizando recursos como negrito, itálico, grifo, caixa
alta, versalete,
dentre outros. A escolha é livre, desde que seja padronizada no trabalho
todo.
Recomenda-se que os títulos das seções primárias sejam em maiúsculas.
Cada nível de
seção deve seguir sua própria padronização;
g) os títulos sem indicativo numérico (ilustrações, sumário, resumo,
referências e outros)
devem ser centralizados na página;
h) todas as seções principais têm que iniciar em folha distinta, mesmo que haja
espaço útil
disponível na folha precedente;
i) no Sumário, os títulos das seções e sua enumeração devem estar na mesma
ordem e
grafia do corpo do texto;
j) por fim, a norma estabelece limitar o número de seções até a quinária, ou
seja, no
máximo cinco vezes (ex. 1.1.1.1.1).
4 Formatação da lista de referências (elemento
obrigatório) (NBR 6023/2002)
Referências é o
conjunto de elementos que identificam as obras utilizadas na elaboração do
trabalho. Todas as obras citadas no trabalho (no corpo do texto, nas fontes de
ilustrações e tabelas ou em notas de rodapé) devem compor a listagem das
referências.
As referências
devem ser apresentadas em uma única ordem alfabética, independentemente do
suporte físico (livros, periódicos, publicações eletrônicas ou materiais
audiovisuais) alinhadas somente à esquerda, em espaço simples, e espaço simples
entre elas.
O título “REFERÊNCIAS”
deverá ser centralizado no alto da página, com letras em caixa alta e
negrito.
4.1 Formatação do título
- Tipo de letra:
arial ou times
- Estilo: Caixa
alta, negrito
- Tamanho: 12
- Alinhamento :
centralizado
4.2 Formatação do texto:
- Tipo de letra:
arial ou times
- Ordenação:
ordem alfabética
- Tamanho: 12
- Alinhamento :
somente a direita
- Espaçamento:
espaço simples e um espaço simples entre uma citação e outra.
Padrão:
SOBRENOME DO(S) AUTOR(ES), Prenome(s). Título do trabalho: subtítulo.
Título do
periódico, local, volume, fascículo, página inicial e final do artigo, período
e data de publicação.
Exemplo:
MARTINS,
Gilberto de Andrade. Abordagens metodológicas em pesquisas na área de
Administração. Revista de Administração da USP, São Paulo, v. 32, n.3, p. 5-12,
julho/setembro, 1997.
4.3.5 Documentos
eletrônicos
Trabalho com
indicação de autoria
Padrão: AUTOR,
prenomes. Título. Outros dados, data. Disponível em: <www.endereço do
site>. Acesso em: dia, mês, ano.
Exemplos:
PAES, Pereira. A
permanência de animais nos condomínios. Direitonet. Disponível em
<www.direitonet.com.br>. Acesso em: 15 mai 2002.
Sítio
institucional
Padrão:
INSTITUIÇÃO. Conteúdo do sítio. Título. Outros dados, data. Disponível em:
<www.endereço do site>. Acesso em: dia, mês, ano.
Exemplo:
IBGE. Sítio
eletrônico da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Relatório da
Pesquisa de Domicílios 2005. <www.ibge.gov.br> . Acesso em 15 mar 2005.
4.4 FIGURANDO
O TRABALHO NO EDITOR DE TEXTOS
O editor de
texto mais utilizado para a digitação de trabalhos acadêmicos é o Microsoft
Word.
Para facilitar a sua aplicação nestas normas de formatação, serão apresentadas
algumas
instruções de uso:
Para ajustar o tamanho do Papel e as Margens:
1. Clique no menu Arquivo.
2. Em seguida, clique em Configurar página...
3. Na guia Margens defina o tamanho das margens de acordo com a norma:
•Superior: 3 cm; .
•Esquerda: 3 cm;
.
•Direita: 2 cm;
.
•Inferior: 2 cm;
.
4. A orientação do Papel deve ser a Retrato;
.
5. Para configurar o tamanho do papel, clique na guia Papel; . 6.
Selecione o tamanho A4; .
7. Clique em Ok para finalizar estas configurações. .
6- ESPACEJAMENTO E TIPOGRAFIA
.
A ABNT não especifica o tipo de fonte, contudo costuma-se usar Times New Roman
ou Arial.
Sugerimos digitar ou selecionar da lista a fonte Times New Roman . O
tamanho de fonte
recomendado pela ABNT é 12 para o texto, com espaço entre linhas de 1,5
cm, e tamanho
menor e espaço simples para citações com mais de três linhas, notas de
rodapé, paginação e
legendas de ilustrações e tabelas.
Para facilitar a formatação do texto, o Word utiliza recursos de configuração
de estilos que
são instruções previamente definidas que alteram automaticamente as partes de
um texto ao
qual são aplicadas pelo usuário.Vejamos a seguir como fazer isso .
6.1 CONFIGURANDO ESPACEJAMENTO E
TIPOGRAFIA
.
No editor de textos MS Word podemos configurar o espacejamento e a tipografia
padrão
alterando o modelo de estilo Normal. Vamos modificar o estilo padrão do Word
aplicado ao
texto chamado Normal.
1. Clique em Formatar e depois na opção Estilos e formatação;
2. Irá surgir uma caixa de opções no canto direito do programa;
3. Na caixa “Escolher formatação a ser aplicada” localize o estilo
Normal.
4. Clique no botão que surge no lado direito do estilo quando você coloca o
mouse sobre
o mesmo. Escolha a opção Modificar.
5. Na região de formatação, selecione a fonte Times New Roman, o tamanho do
corpo
12, o alinhamento justificado e o espaçamento entre linhas de 1,5 cm.
6. Para finalizar, clique em OK.
7. Depois, selecione os blocos de texto nos quais você queira aplicar a
formatação e
selecione o estilo Normal para inserir seu efeito.
6.2. CONFIGURANDO OS PARÁGRAFOS
.
Não existe uma norma específica para padronização dos parágrafos, ficando a
critério do
autor estabelecer a padronização desejada. Recomendamos um recuo de 1,5 cm que
facilita a
visibilidade do mesmo. Este pode ser configurado na opção “Parágrafo” que fica
na parte
inferior à esquerda da janela de Modificação de Estilos.
6.3 CONFIGURANDO O ESPACEJAMENTO DE
CITAÇÕES.
As citações diretas com mais de três linhas devem aparecer em um bloco separado
do texto.
Como vimos, nesses casos o espacejamento entre linhas é simples e o tamanho da
fonte deve ser menor que o do texto normal. Recomendamos o tamanho
de fonte 10.
Para configurar o estilo das citações diretas com mais de três linhas siga
estes passos:
1. Novamente na caixa de Estilos e formatação, clique no botão Novo
Estilo;
2. Nomear o novo estilo como “Citações”;
3. O estilo para parágrafos é “Normal”;
4. Clique no botão “Formatar” e em “Parágrafo”;
5. No recuo, configurar para 4 cm à esquerda e espaçamento entre linha
simples.
6. Clique em OK para finalizar;
7. Depois, selecione o bloco de texto desejado e escolha o estilo “Citações”
para aplicar
ao texto escolhido.
7 FORMATO DA DIVISÃO DO TEXTO .
Para facilitar a formatação final do TCC, transcrevemos a seguir a NBR 14724
(p. 8) sobre o
formato dos títulos e subtítulos (seções e subseções) conforme a NBR 6024
(ver a descrição
desta norma na p. 34 deste Manual) .
. Indicativos de seção .
O indicativo numérico de uma seção precede seu título, alinhado à esquerda,
separado por um
espaço de um caractere. .
. Títulos sem indicativo numérico .
Os títulos sem indicativo numérico – errata, agradecimentos, lista de
ilustrações, lista de
abreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumos, sumário, referências,
glossário, apêndice(s)
anexo(s) e índice – devem ser centralizados, conforme a ABNT NBR 6024. . Elementos sem título e sem indicativo .
Fazem parte desses elementos a folha de aprovação, a dedicatória e a
epígrafe.
7.1 CONFIGURANDO OS ESTILOS DE DIVISÃO
DO TEXTO .
Agora, vamos entender como configurar os estilos das nossas seções. Aqui iremos
apresentar
um modelo de formatação usado neste manual e que você pode seguir. Primeiro,
vamos
definir como será a padronização a ser seguida na formatação das seções
primária, secundária
e terciária. Sendo assim, optamos pelos seguintes itens:
Seção Primária: Caixa alta (todas as letras em maiúsculas), fonte
tamanho 12, precedido do
indicativo numérico correspondente.
Para cada seção iremos criar um estilo novo. Com o nosso programa aberto,
clique no menu
Formatar e em seguida Estilos e Formatação...
Com certeza você já está familiarizado com esta janela. Clique em Criar Novo
Estilo. Dê o
nome para o estilo como “Seção Primária”. Depois, estabeleça toda a formatação
de fonte e
parágrafo para este estilo, obedecendo a padronização que definimos
acima.
Faça a mesma coisa com os outros estilos. Quando você concluir, verá que os
nomes destes
novos estilos irão surgir na caixa de diálogo Estilo no lado direito da tela do
Word. Quando
você quiser utilizá-los, basta apenas clicar em cima de um deles e digitar o
título. Para voltar a
digitar o texto normal, clique no estilo “Normal” na mesma janela de
listagens.
8 PAGINAÇÃO
.
As páginas do seu trabalho acadêmico devem ser numeradas segundo a NBR
14724. Esta
numeração inicia-se na folha de rosto que, assim como outros elementos
pré-textuais, são
contados, mas não numerados. A numeração aparece na parte textual, em
algarismos arábicos mantendo-se a sequência numérica nas folhas
pós-textuais do trabalho, a despeito do número de volumes.
A regra estabelece que os números sejam identificados no canto direito
superior da folha, a 2
cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da margem
direita. Para produções
com mais de um volume, a numeração deve ser seqüencial, até os elementos
pós-textuais do
trabalho.
Para você fazer esta configuração da margem onde o número deve aparecer, siga
os seguintes procedimentos.
1. Vá até o menu Arquivo e em seguida, Configurar página...
2. Na guia Layout, aumente a distância do cabeçalho para 2 cm.
3. Em seguida, clique em OK para finalizar.
8.1 INSERINDO A PAGINAÇÃO
.
Para inserir o número da página, desde o início do seu trabalho você deve
separar as mesmas
por quebra de seção. As quebras de seção servem para você separar os
elementos de seu
trabalho como capa da folha de rosto, do sumário, da folha de aprovação e,
inclusive,
capítulos. Muitas vezes, capítulos acabam terminando na metade de uma página. É
errado
você utilizar a tecla “Enter” para criar uma nova página e continuar o texto.
Em vez disso,
utilizaremos a quebra de seção. Com isso, podemos ocultar o número da página
que não pode ser exibido, mas que deve ser contado na sequência, de acordo
com a norma NBR 14724.
Para inserir a quebra de seção:
1. Coloque o curso que pisca, o de digitação, na última palavra da página que
você deseja
separar.
2. Clique no menu Inserir;
3. Clique na opção Quebra;
4. Na janela da Quebra, marque a opção Próxima página;
Depois de
criarmos a quebra de seção, iremos inserir o número da página. Se você estiver
em uma seção de seu trabalho que não deve aparecer na mesma, então
simplesmente você terá que desmarcar uma opção na janela de numeração de
página. Vejamos como isso acontece:
8.1.1 Para
inserir números de página:
1. Clique na
página onde você deseja contar a numeração, mas que não aparece o
número.
2. Clique no
menu Inserir;
3. Clique na
opção Numeros de página...;
4. No item
Posição da janela, escolha a opção “Início da página (cabeçalho)”;
5. No
alinhamento, escolha a opção “Direita”;
6. E, caso não
queira que o número apareça na página, desmarque a opção “Mostrar
número na
primeira página”.
9 SIGLAS
A utilização de
siglas deve ser feita de forma que o leitor saiba seu significado no
texto.
Quando usada
pela primeira vez, o nome completo precede a sigla, que é colocada entre
parênteses. Por
exemplo: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
10- O USO DE ILUSTRAÇÕES .
As ilustrações são entendidas como gráficos, desenhos, mapas, fotografias,
lâminas, quadros,
plantas, retratos, organogramas, fluxogramas, esquemas ou outros elementos
autônomos e
demonstrativos de síntese, necessárias à complementação e melhor visualização
do texto.
Segundo a norma brasileira, toda a ilustração deve ser identificada no
texto com uma
respectiva legenda.
A legenda das ilustrações deve ficar localizada na parte inferior da mesma. Sua
característica
é designar a palavra referente à ilustração com um número seqüencial
progressivo arábico,
por exemplo, Foto 1.
As ilustrações devem aparecer o mais perto possível do texto ao qual ela faz
referência e deve
ser destacada com dois espaços simples antes e depois do texto principal.
No Word, trabalha-se com ilustrações da seguinte maneira: .
1. Clique no menu Inserir.
2. Em seguida Imagem do arquivo.
3. Escolha a ilustração e dê um OK.
4. Clique na ilustração que você inseriu no trabalho.
5. Vá até o menu Inserir novamente e clique em Referências.
6. Depois em Legenda.
7. Crie o nome da legenda e depois clique em OK para concluir.
Você verá que uma legenda foi inserida em sua ilustração.
11 TABELAS
.
Para a confecção e apresentação de tabelas nos trabalhos acadêmicos, a ABNT
estabelece a
utilização dos padrões adotados pelo IBGE: toda tabela deve ter significado
próprio,
dispensando consultas ao texto e estar o mais próximo possível do trecho a que
se refere:
1. O título deve ser precedido pela palavra Tabela, seu número de ordem em
algarismos
arábicos e hífen.
2. As tabelas podem ser numeradas consecutivamente por capítulo ou no documento
como um todo. Quando a numeração for feita por
capítulo, o número de ordem
deve ser precedido do número do capítulo e um
ponto.
3. A tabela deve ser colocada preferencialmente em posição vertical,
facilitando a
leitura dos dados. Caso não haja espaço suficiente, deve ser
colocada em posição
horizontal com o título voltado para a margem esquerda da folha.
4. As fontes consultadas para a construção da tabela e outras notas devem
ser colocadas
após o traço inferior.
Todos falam de preservação do meio ambiente e não prestam atenção que pequenos fatos podem serem considerados como grandes atitudes e que a soma destas atitudes, sim irão ajudar a proteger o meio ambiente, como o que iremos ver a seguir, nas etapas do tratamento de esgoto.
1 ESGOTO DEFINIÇÃO
O tratamento de esgoto consiste em retirar do esgoto produzido por
residências, comércios ou industrias, resíduos que poluam a água, venham a afetar os padrões de
lançamentos de efluentes estabelecidos pelo CONAMA RESOLUÇÃO n0 357/2005:
1.1
PARÂMETROS FÍSICOS DA QUALIDADE DA ÁGUA Segundo a resolução do CONAMA 357/2005, os parâmetros de qualidade da água são:.....................................................
A primeira estação de esgoto do Paraná foi em 1965,
com a entrada em operação da estação de Esgoto Bom Retiro em Londrina, hoje está em quase todo o Paraná, com ótimos resultados nos tratamentos dos esgotos coletados de residências, comércios e indústrias.
No Paraná, para tratar o esgoto coletado, a
SANEPAR utiliza dois processos biológicos:
2.1
AERÓBICO:
Degradação do esgoto por
microorganismos aeróbicos (O2), promovendo a decomposição do
esgoto, atingindo ao final do processo, 98% da extração da matéria orgânica. Neste tipo de tratamento, há a necessidade de aerar o esgoto coletado, permitindo o crescimento da população das bactérias responsáveis pela decomposição do esgoto.
2.2 ANAERÓBICO
Degradação do esgoto por
microorganismos anaeróbicos, não necessita de energia e ainda produz gás
metano. Tecnologia desenvolvida pela SANEPAR com alto índice de eficiência,
chegando em torno de 80%, não necessita de energia e ainda produz gás metano
que pode ser usado para produção de energia através da queima do gás em termo elétricas, por exemplo. Este tipo de tratamento tem custo menor, pois não necessita da injeção de oxigênio no esgoto.
3 PROCESSOS DE TRATAMENTO DE
ESGOTO
O principal objetivo do tratamento dos esgotos domèsticos é remover
o material sólido; reduzir a demanda bioquímica de oxigênio; exterminar
microrganismos patogênicos; reduzir as substâncias químicas indesejáveis, dando assim, condições de se ter vida nos rios. .
Para se ter um resultado satisfatório no tratamento do esgoto, são necessárias algumas etapas:
Tratamento preliminar: gradeamento, remoção de gorduras e remoção de areia.
Tratamento primário: tratamento preliminar, decantação, digestão do lodo e
secagem do lodo.
Tratamento secundário: tratamento primário, tratamento biológico, decantação
secundária e desinfecção.
3.1 PRÉ
TRATAMENTO
No pré tratamento, o esgoto é exposto a um conjunto de grades para a remoção resíduos maiores, chamados de gradeamento e pode ser composto por grades
grosseiras, grades finas e/ou peneiras rotativas, o desarenamento nas caixas de
areia e o desengorduramento nas chamadas caixas de gordura ou em
pré-decantadores. Nesta fase, os esgoto após passar pelo pré-tratamento, fica somente o liquido a ser tratado (efluente), podendo assim começar a despoluição através dos processos aeróbicos ou anaeróbicos.
3.2 TRATAMENTO
PRIMÁRIO
Nesta etapa, são removidos sólidos em suspensão como graxa, gorduras decorrentes do esgoto.
3.3
TRATAMENTO SECUNDÁRIO
Nesta fase, inicia-se o tratamento biológico, podendo ser o sistema aeróbio, anaeróbico ou usado em conjunto, podedo a seguir, passar pelo adensador de lodo como podemos ver na imagem abaixo.
4 ESGOTO EM FAZENDA RIO GRANDE
Projetada para atender 29.550
pessoas em 4 bairros da cidade de Fazenda Rio Grande, Pioneiros, Iguaçu,
Eucaliptos e Nações, com capacidade máxima de vazão de 165 l/s, optou-se pelo
sistema de tratamento anaeróbio tipo RALF – Reator Anaeróbio de Lodo
Fluidizado, no qual atingirá até 85% de eficácia no tratamento.
O sistema é composto por:
·5.902
ligações de esgoto;
·110.325,00
metros de rede coletora em tubo PVC;
·8.841,00
metros de coletor em tubo de concreto.
Dados refentes a 02/03/2008 - fonte SANEPAR - Companhia de Saneamento do Paraná.
4.1LOCALIZAÇÃO
A
Estação de Tratamento de Esgotos Fazenda Rio Grande localiza-se à margem esquerda do Rio Iguaçu no bairro
Jardim Margarida I.
A
área total disponível para a implantação do sistema é de 223.000,00 m2,
porém será utilizada apenas uma parte desta, equivalente a 34.900,00 m2,
para a construção das unidades.
5 ESGOTO E A
IMPORTÂNCIA NA SAÚDE .
5.1 DOENÇAS CAUSADAS
POR PARASITAS
.
5.1.1 AMEBÍASE
O
contágio se dá através de água contaminada com cistos provenientes de fezes
humanas.
5.1.2 Esquistossomose
O contágio se dá
através do contato direto com água onde há larvas provenientes de caramujos.
5.1.3 Ascaridíase
O contágio se dá
com o consumo de água onde há o parasita Áscaris Lumbricoides.
5.1.4 Giardíase
O
contágio se dá com o consumo de água onde há o parasita Giárdia Lamblya.
5.2 DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS
.
5.2.1 Hepatite Viral tipo A e Poliomielite
O contágio se dá ao contato (consumo
ou banho) com água contendo urina ou fezes humanas.
5.3 DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS
.
5.3.1 Meningoencefalite
O contágio se dá pelo contato (consumo ou
banho) com águas contaminadas.
5.3.2 Cólera
O contágio se dá com o consumo de água
contaminada por fezes ou vômito de algum indivíduo contaminado.
5.3.3 Leptospirose
A água contaminada por urina de ratos é a
principal causa da doença, cuja incidência aumenta com chuvas fortes e
enchentes. Apresenta maior perigo em águas próximas a depósitos de lixo e em
áreas sem esgotamento sanitário.
5.3.4 Febre Tifóide
O contágio se dá pela ingestão de água ou
alimentos contaminados( a contaminação de alimentos ocorre ao se lavar
alimentos com água contaminada).
5.3.5 Gastroenterite
: a ingestão de água ou alimentos
contaminados por fezes causam muita variedade de distúrbios gástricos,
geralmente associados a fortes diarréias.
5.3.6 Disenteria Bacilar
Uma série de bactérias causam, através da
ingestão de água sem tratamento, severas formas de diarréias, formando um
quadro de febre, dores e mal estar geral.