domingo, 20 de dezembro de 2015

ORDEM DE SERVIÇO - DEFINIÇÃO E MODELO



MODELOA Ordem de Serviço é um instrumento de extrema na importância em toda gestão de Segurança do Trabalho na empresa que serve para conscientizar o trabalhador dos riscos do ambiente de trabalho, como também para mostrar as medidas adotadas pela empresa em favor da segurança do trabalhador além de ser importante também pelo fator “documentação”. Nela o funcionário se compromete a trabalhar de forma segura. É geralmente, o primeiro contato da segurança do trabalho com o trabalhador recém contratado.
Segundo o Capítulo V da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) Artigo 157 Item II – Mostra que cabe às empresas: 
       Instruir os empregados, através de ordens de serviços quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais; 
       Como podemos ver a lei é bem clara quando se trata de Ordem de Serviço. É um mandamento, uma ordem, portanto, deve ser bem elaborada para que seja eficiente.
       A OS deve ser o primeiro contato de Segurança do Trabalho, oferecido pela empresa ao empregado. Ela também pode agregar outras normas internas da empresa, ficando assim, até mais completa.
       Sugere-se que seja entregue no ato da contração do funcionário, e que seja assinada pela e empresa e funcionário. Assim ficará como um termo de conhecimento das normas a serem seguidas, e assim, o funcionário não poderá alegar que não sabia ou não conhecia as normas.
       Não basta fornecer a Ordem de Serviço temos que explicar para o trabalhador o que ele é, o que ele está assinando.
        E mostrar os riscos descritos na Ordem de Serviço, bem como, as medidas de segurança que deverão ser adotadas por ele.
Como montar um ordem de serviço
       Como montar uma Ordem de Serviço que atenda os parâmetros legais, e as necessidades internas organizacionais da empresa?
       Uma Ordem de Serviço, bem elaborada tem que contar no mínimo com os seguintes itens:
  1. FUNÇÃO;
  2. NOME (Do funcionário);
  3. REVISÃO;
  4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS;
  5. RISCO DA OPERAÇÃO;
  6. EPI’S – USO OBRIGATÓRIO;
  7. MEDIDAS PREVENTIVAS;
  8. TREINAMENTO(S) NECESSÁRIO(S);
  9. PROCEDIMENTO EM CASO DE ACIDENTE DE TRABALHO;
  10. TERMO DE RESPONSABILIDADE;
  11. ASSINATURAS;
  12. DATA (de emissão);  

ØFUNÇÃO

Serve para documentar para qual função está sendo elaborada a Ordem de Serviço.
       Observação: As Ordens de Serviços devem ser feitas por função para melhor mapeamento dos riscos, melhor fator de conscientização do funcionário e melhor documentação.

      Ø  NOME (Do funcionário)

       Esse campo é indispensável por muitas pessoas tem a escrita ruim, e se for deixar somente na assinatura podemos nunca saber que assinou, a não ser se formos perguntar para os funcionários um por um.

Ø  REVISÃO

       Serve para acompanhar qual a versão atual da Ordem de Serviço. 
       As vezes a empresa faz tantas alterações que até perde o controle da versão. E por isso ter um campo para determinar a versão se faz muito importante.  

Ø  ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

       Descrição das atividades desenvolvidas diariamente pelo colaborador.
       Pode detalhar bem esse item, pois com base nas atividades realizadas pelo trabalhador é que mensuramos quais medidas preventivas são necessárias para garantir a sua segurança.

Ø  RISCO DA OPERAÇÃO

       O risco ao qual o trabalhador está exposto. Lembrar que Ordem de Serviço não é PPRA, e sendo assim, o risco de acidente e até ergonômico podem entrar nesse item.

Ø  EPI’S – USO OBRIGATÓRIO

       Os EPIs usados durante a jornada de trabalho. Nesse campo coloque tanto os obrigatórios, quanto os de uso eventual. 
Ø  MEDIDAS PREVENTIVAS
       Normas de Segurança do Trabalho adotadas pela empresa, e que devem ser observadas pelo funcionário.
       Esse é o campo mais importante para dar vida a Ordem de Serviço.
       Todas as normas devem estar descritas nesse campo, é importante usar linguagem de fácil entendimentos a todos os envolvidos.
       Nesse campo podemos até colocar normas administrativas da empresa. Exemplo: Bater ponto no horário, etc.  

Ø  TREINAMENTO(S) NECESSÁRIO(S)

       Nessa parte da OS deve-se destacar os treinamentos que podem ser relevantes para a segurança de trabalho.
       O treinamento necessário varia bastante com a função que o trabalhador exerce na empresa. Por exemplo, se é Operador de Empilhadeira, tem que constar o curso de Operador de Empilhadeira. 
       Tem vários outros cursos, exemplos, treinamento de brigada de incêndio, treinamento de como transportar uma carga de forma segura… 

Ø  PROCEDIMENTO EM CASO DE ACIDENTE DE TRABALHO

       Todos os procedimentos adotados em caso de acidente de trabalho devem ser listados de forma clara e objetiva nesse item. 

Ø  TERMO DE RESPONSABILIDADE

       É a parte onde o colaborador registra que está ciente das normas e procedimentos que devem ser adotados para o bom andamento do trabalho. É um item que deve ser curto e objetivo. É importante usar embasamento legal.

Ø  ASSINATURAS

       Do empregado e de quem está aplicando a OS, pode ser um Técnico em Segurança do TRABALHO, ou o pessoal dos Recursos Humanos.

Ø  DATA (de emissão)

       Serve para documentar quando foi emitida a Ordem de Serviço.

       Fazendo assim, a sua OS se torna uma ferramenta de trabalho poderosa! 

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